segunda-feira, 17 de maio de 2010

World Press Cartoon 2010


O World Press Cartoon, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa, abre ao público no próximo dia 17 de Abril de 2010, no Sintra Museu de Arte Moderna, depois da habitual cerimónia de entrega de prémios aos melhores trabalhos realizados em 2009. O World Press Cartoon 2010 tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, durante o ano de 2009.
400 trabalhos vão estar patentes ao público de 17 de Abril a 4 de Julho de 2010, de terça-feira a domingo entre as 10 e as 18 horas, incluindo feriados (excepto 1 de Maio). A exposição tem entrada livre. Na sua sexta edição, o World Press Cartoon reafirma o compromisso de sempre: promover o cartoon enquanto género jornalístico, prestigiar o desenho de humor na imprensa, premiar o mérito e o talento dos melhores e promover a liberdade de expressão enquanto valor inalienável da dignidade humana. Esta edição recebeu um total de 878 desenhos de 429 autores, de 77 nacionalidades, publicados em 401 jornais e revistas de 51 países.
“Quem visita o salão vai poder ver uma selecção dos melhores desenhos de humor publicados pela imprensa em todo o mundo durante o ano de 2009”, afirma António Antunes, um dos organizadores do evento. “Estabelecer o World Press Cartoon como o ponto de encontro anual do humor gráfico de imprensa é um desafio permanente, mas o reconhecimento generalizado da qualidade do salão e das diversas vertentes dos eventos que promovemos e lhe estão associados é, para nós, muito gratificante”, acrescenta.
O júri desta edição reuniu durante o mês de Fevereiro para escolher os premiados deste ano, que serão conhecidos no dia 16 de Abril, reconhecendo no seu texto final o extraordinário mérito e a grande qualidade dos trabalhos seleccionados. Foi composto por António Antunes, director do salão e cartoonista do jornal Expresso; Jean Plantureux, especialista em sátira politica do jornal Le Monde; Michel Kichka, cartonista e ilustrador israelita de livros para crianças e publicidade; Elena Ospina, pintora, ilustradora e caricaturista colombiana e Terry Mosher, cartoonista canadiano do principal diário de Montreal.

Fonte: Imago

Nenhum comentário:

Postar um comentário